Fale Conosco - (21) 2570-8305

Troca de Fluído do Radiador

Se seu carro tem um problema nós temos a solução!

Troca de Fluído do Radiador 

Quando devo trocar o fluido do radiador de carro?

Diversos líquidos são fundamentais para promover o funcionamento correto de um automóvel. Entre eles, estão os fluidos do radiador de carro, que ajudam a manter a temperatura correta de trabalho do motor. O seu bom funcionamento previne superaquecimentos e até mesmo o travamento desse item que é o “coração do carro”.

Importância do radiador de carro

Instalado entre o motor e a grade dianteira do automóvel, o radiador faz parte do sistema de arrefecimento do carro. É ele que prevenirá que o calor excessivo do motor provoque a dilatação e a fundição dos elementos metálicos que o compõem. 

O motor dos carros a combustão esquenta muito devido à queima da mistura de ar e combustível que faz o carro andar. Quando superaquece ou resfria muito o motor tem sua performance comprometida, o que pode gerar grandes prejuízos ao longo do tempo. o líquido do radiador tem a função de manter o motor funcionando na sua temperatura ideal de trabalho. O fluido é uma mistura de água e aditivo que transita entre o radiador e os dutos d o bloco do motor, fazendo a troca de calor entre as peças. 

Ao regular a temperatura, o radiador contribui para a conservação da textura e da viscosidade correta do óleo.

Além disso, ele promove a diminuição do atrito entre as peças, facilitando a queima da mistura entre o ar e o combustível do motor. Ainda, preserva outras peças do sistema de arrefecimento, como as mangueiras, a bomba d’água e a válvula termostática.

Características dos fluidos do radiador

Os aditivos de arrefecimento, que são misturados à determinada proporção de água no reservatório do radiador de carro, possuem detergentes que evitam a degradação de diversos componentes do sistema de arrefecimento e também das partes metálicas do motor.

Eles são compostos basicamente por um tipo de álcool (etilenoglicol) que aumenta a temperatura de ebulição (100°C) da água e diminui o ponto de congelamento (0°C). Com isso, o motor pode ser resfriado por mais tempo com a água aditivada no estado líquido, sem que o nível do reservatório varie.

Quando trocar o aditivo

A recomendação mais comum dada pelas montadoras é de realizar a troca do aditivo do radiador a cada 30 mil quilômetros rodados, a cada 12 meses ou o que ocorrer primeiro. Verifique os níveis mínimo e máximo do reservatório. Se houver alguma perda de líquido, pode ser sinal de vazamentos no sistema.

Lembre-se de que esse fluido possui prazo de validade e deve ser substituído, até mesmo para que ele não perca as suas propriedades. Contudo, há aditivos que possuem vida útil maior. Confira no manual do veículo outras informações sobre a periodicidade de troca.


Udam Pneus
Revenda Autorizada Michelin

Rua Conde de Bonfim, 761 - Tijuca - RJ