Fale Conosco - (21) 2570-8305

Sistema de Freios

Se seu carro tem um problema nós temos a solução!
Sistema de Freios 

Os sistemas de freio são considerados itens de extrema importância para a segurança do veículo. Possui componentes como disco, tambor, pastilhas e lonas de freio, entre outros.

Todo o sistema de freios trabalha simultaneamente e tem a finalidade de controlar a velocidade e desacelerar o veículo até a sua parada e imobilizá-lo no momento em que estiver estacionado.

Para garantir uma frenagem segura é necessário que os componentes do sistema de frenagem atuem de forma eficiente. Com o uso intenso dos freios, causado pelos esforços e altas temperaturas, o sistema sofre o desgaste natural de seus componentes. É de extrema importância a substituição dos componentes do sistema de freio quando o veículo apresentar sinais de desgastes e vazamentos, sendo recomendável a sua verificação regularmente.

Quais são os componentes mais importantes do sistema de freios?
Disco de freio, tambor de freio, pastilha de freio, lonas de freio, cilindro mestre, servo freio, cilindro de roda, pinça de freio. 

O sistema de freios é um item de segurança do veículo e é muito complexo no que refere a manutenção.
Ele é composto de componentes de fricção e de sistema hidráulico.
Os componentes de fricção são todos aqueles que agem utilizando o atrito entre partes para efetivar a frenagem do veículo, já os componentes hidráulicos do freio são para potencializar as forças das peças que entraram em atrito ou são utilizados para acionar determinadas peças que farão o freio a funcionar.

As peças de fricção são :
Disco de freio: podem equipar a parte dianteira ou a dianteira e a traseira.
Tambor de freio: são utilizados na parte traseira do veículo. Em modelos mais antigos são também utilizados na dianteira.
Pastilha de freio: são utilizadas em conjunto com os discos
Lonas de freio: são utilizadas com os tambores de freio

As peças que formam o sistema hidráulico são :
Cilindro mestre: é que direciona o fluído de freios para acionar o freio de cada roda.
Servo Freio: a função do servo freio é aumentar a força empregada no pedal de freio que por sua vez irá acionar todo o sistema.
Cilindro de roda: é um componente que acionará o freio traseiro quando este utilizar o sistema com tambores.
Pinça de freio: é a peça onde se encaixa as pastilhas e através de pressão hidráulica em seus êmbolos pressiona as pastilhas de encontro com o disco. 

Udam Pneus
Revenda Autorizada Michelin

Rua Conde de Bonfim, 761 - Tijuca - RJ