Fale Conosco - (21) 2570-8305

Embreagem

Se seu carro tem um problema nós temos a solução!

Embreagem

Responsável por alterar as marchas do carro, a embreagem é um dispositivo fundamental do sistema de transmissão e também a peça que transmite a força gerada dentro do motor para a caixa de câmbio e, assim, para as rodas.

A função básica da embreagem é absorver as variações bruscas de torque do motor, gerando maior conforto para o motorista durante a mudança de marchas.
O conjunto de embreagem é composto pelo platô, disco, rolamento e outros componentes que, com o uso, desgastam-se simultaneamente.

Mas, como em qualquer outra peça, o tempo e o modo de uso podem causar desgastes. Quer saber como identificar problemas e saber se está na hora de fazer uma troca de embreagem? Continue com a gente!

Sinais de que é hora de fazer a troca de embreagem
Em geral, a embreagem dura em média 40 mil quilômetros, porém, em alguns casos, precisa ser trocada com 10 mil quilômetros. Se você conhece bem o seu carro não terá dificuldades para identificar que algo não vai muito bem.

Veja alguns sinais que indicam que é hora de fazer a manutenção do sistema de embreagem.

EMBREAGEM COM RUÍDOS
Se ao embrear o carro para a troca de marcha ocorrerem ruídos de ferro se chocando é indício de que o rolamento não está funcionando corretamente.

PEDAL DURO
Um dos sinais mais fáceis de serem identificados e o mais ignorado pelos motoristas. O “peso” no pedal de embreagem indica que há algum problema no cabo.

EMBREAGEM DESREGULADA
Conhecida também como embreagem alta, é quando o ponto de acionamento do pedal está desconfortável para o motorista, obrigando-o a levantar muito o pé para embrear o veículo. O correto é o pedal estar no meio termo, nem muito para cima e nem para baixo.

TREPIDAÇÕES
A sensação de tremor ou excesso de vibração acontece porque as peças do sistema de embreagem não estão paralelas.

EMBREAGEM TRAVANDO
É quando a marcha não engata, um grande problema que influencia diretamente a dirigibilidade do carro. Algumas vezes, pode ser resolvido apenas com um ajuste no eixo piloto.

CUIDADOS COM A EMBREAGEM
O mau uso da peça causa desgastes prematuros dos componentes. Alguns cuidados simples podem ajudar na conservação da embreagem, como pisar no pedal apenas quando for necessário e evitar manter o carro parado engatado. Também é recomendado trocar a marcha segundo a necessidade do veículo.

Cuidados devem ser tomados ao reduzir a marcha, como reduzir uma por vez, por exemplo, isso porque com a redução brusca os giros do motor aumentam rapidamente, causando forte impacto no disco e na caixa de câmbio.

Não se deve usar a embreagem para controlar o carro parado em decidas, pois essa ação também gera sobrecargas no disco.

Quando procurar um mecânico
Assim que notar alguma das alterações relacionadas acima, procure seu mecânico de confiança.

Lembre-se que nem sempre economizar com a troca de peças é o melhor negócio. Apenas um mecânico especializado será capaz de indicar se o melhor a fazer é um ajuste ou uma troca.

Não espere o pior acontecer! Faça revisões periódicas em seu veículo. Se for preciso realizar a troca de embreagem, encontre o kit ideal para seu carro!

Problemas como os esforços excessivos de pedal, ruídos de acionamento e dificuldades ao engatar as marchas estão relacionados à má atuação dos componentes que formam o sistema de acionamento da embreagem.

Quando identificados estes sintomas, recomenda-se verificar o conjunto de embreagem.

Udam Pneus
Revenda Autorizada Michelin

Rua Conde de Bonfim, 761 - Tijuca - RJ