1 - Desempenho e Responsabilidade Michelin

Este Projeto mundial tem como objetivo tratar os engajamentos da Empresa para os anos futuros no que se refere ao seu desempenho e à sua responsabilidade social, isto é, outras ações que revelem a postura da Empresa quanto à Qualidade de Vida e do Meio Ambiente.

2 - Temas Prioritários

As Áreas prioritárias são aquelas que têm forte impacto em toda a Empresa, possuem grande visibilidade e respondem às questões maiores.

RESPEITO AO CLIENTE Performance do Produto e do Serviço Relações Humanas (Diversidade e Internacionalização) Ações Sociais Segurança do Trabalho e Ergonomia

RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

Perfil Ambiental dos Sites Riscos Industriais Resquícios de uso do pneu Mobilidade Sustentável PUNR (Pneus Usados Não-Reutilizáveis)

3 - Missão da Empresa

"A missão da Michelin é contribuir com o progresso da mobilidade de pessoas e produtos, facilitando a liberdade, segurança, eficiência e também o prazer de viajar."

4 - Valores da Empresa

RESPEITO AOS CLIENTES
Os nossos clientes depositam grande confiança na qualidade superior dos nossos produtos, na excelência e originalidade dos nossos serviços e nos nossos serviços de informações que facilitam a mobilidade, como o ViaMichelin (na Europa) e os nossos Guias de Viagem.
Os produtores de equipamentos originais também esperam que nós os ajudemos a desenvolver as funções e eficiência dos seus veículos.
Nesta área de mobilidade, ganhamos a confiança dos nossos clientes e construí­mos a nossa reputação.
É aqui que precisamos crescer e onde não podemos decepcionar.

RESPEITO ÀS PESSOAS
Em relação ao pessoal, deixem-me somente lembrar-lhes da importância do nosso objetivo de excelência para um gerenciamento das pessoas de forma motivadora e eficaz.
A última Pesquisa de Funcionários realçou muitos dos nossos pontos positivos nesta área, mas ela nos alerta também sobre alguns problemas nas áreas da motivação, das condições de trabalho e do exercí­cio da responsabilidade sobre os quais devemos trabalhar.

RESPEITO AOS ACIONISTAS
No Plano Financeiro tí­nhamos uma deficiência. Mas não progredimos muito.
Implantamos oito indicadores de pilotagem que vão nos permitir, à partir deste ano, balizar nosso caminho na direção dos nossos objetivos 2005.
Nós vamos continuar a progredir !

RESPEITO AO MEIO AMBIENTE
Incluir o Meio Ambiente em nossos valores exprime, de forma solene, a vontade de buscar um crescimento onde nossa atividade e nossos produtos preservarão melhor o homem e a natureza, em todos os locais onde estejamos presentes.
É também uma maneira de dizer que nós somos responsáveis perante as pessoas pela preservação do ambiente em que elas vivem.
É uma condição essencial para o crescimento responsável que aspiramos para nossa Empresa.

RESPEITO AOS FATOS
...quer dizer a honestidade, a objetividade, o compartilhamento da realidade e o amor à verdade.

5 - Orientações Estratégicas

Nº 1
Colocar nossa paixão a serviço da mobilidade.
Continuar a ser a Empresa mais inovadora no setor de pneus, de sistemas de ligação ao solo e de serviços a eles relacionados.

Nº 2
Oferecer a nossos clientes a melhor qualidade de produtos e de serviços, ao melhor preço, em cada segmento de mercado no qual decidamos atuar.

Nº 3
Buscar o crescimento e a realização dos nossos funcionários, através do exercício de suas responsabilidades.
Desenvolver a diversidade e a riqueza humanas da Empresa.

Nº 4
Aumentar de forma duradoura o valor da Empresa, maximizando a rentabilidade de nossas atividades e de nossos investimentos.

Nº 5
Ser uma Empresa em total harmonia e integração com a sociedade.